Como saber se a hora de revisar chegou

A manutenção preventiva do veículo é fundamental para reduzir as chances de surpresas na direção em viagens, no trânsito do dia a dia, bem como, evitar custos não programados e além do esperado para o bolso. Essas são as principais razões para a revisão merecer atenção, seja respeitando as indicações do manual do proprietário como também, priorizando um mecânico autorizado e de confiança. 

 

Nos modelos novos, a revisão deve acontecer a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados, preferencialmente, na rede autorizada. A manutenção preventiva para os carros mais antigos, sem cobertura de fábrica, podem seguir essa mesma indicação de quilometragem ou até um período menor, a cada seis ou oito meses, por exemplo. 

 

Ainda é importante lembrar que, cada marca montadora pode definir prazos diferentes de revisões para os modelos produzidos. E que, neste caso, o proprietário pode optar em fazer a manutenção na oficina autorizada da marca ou em uma de sua confiança. E para explicar sobre revisão a coordenadora de Assistência Técnica, Jackeline Freitas, e o nosso Mecânio Master, Isaac dos Santos, contribuíram com algumas informações bem importantes sobre revisão 

Issac Santos sendo reconhecido Mecânico Master com a Jackeline Freitas.

 

Mas, o que é revisão veicular?

A revisão veicular é um procedimento de observação técnica e minuciosa do funcionamento e desempenho do carro, realizada por mecânicos especializados. Esses profissionais analisam do motor ao escapamento. São mais de 20 áreas de funcionamento avaliadas e testadas, além da parte elétrica, passando também pela troca de fluidos.  

Quais os sinais de que a hora da revisão chegou?

Além da quilometragem ou o período dos 12 meses, o condutor pode ficar atento a alguns sinais que são comuns mas, muitas vezes, passam despercebidos. O primeiro deles, pode ser observado a partir de uma das formas de comunicação do veículo com o condutor, que é através das luzes do painel. Cada lâmpada serve para comunicar a presença de falhas em algum componente,  como por exemplo, na  injeção eletrônica.

 

Ruídos estranhos. Essa também é uma forma de comunicação de algo que não vai bem no carro, sendo mais comum quando o freio é acionado. Esse barulho vale a atenção do motorista, pois pode indicar que o jogo de pastilhas está gasto, que o nível do óleo de freio está baixo ou ainda problemas de suspensão. Notou algum som diferente ao frear? É porque chegou a hora de revisar e sem demora. 

 

O capô esquentando demais também é um sinal. Essa área do carro esquenta naturalmente com  o carro em atividade, porém, de forma excessiva é porque não está funcionando dentro do padrão seguro. A possibilidade é que esteja havendo o superaquecimento do radiador, o que coloca em risco todo o funcionamento mecânico do carro. 

 

Na Portovel, as revisões são realizadas por técnicos especializados em Fiat. As equipes seguem um cronograma de revisão de fábrica, que inclui avaliações, substituições de peças, fluidos e testes. Toda essa execução dura, em média, entre duas e oito horas. Além de todo o suporte técnico da marca Fiat nas revisões, a concessionária disponibiliza o serviço gratuito de leva e traz para o proprietário do veículo. Tudo para proporcionar agilidade, conforto e claro, a pontualidade nessa etapa de cuidado e segurança. 


O proprietário de Fiat pode agendar a revisão pelos telefones  73 9986-5443 (whatsapp) e 3261-8915 (telefone fixo), e pode dividir o pagamento em até 3x no cartão de crédito. 

PRECISO REVISAR 

 

Publicado originalmente em: https://www.portovel.com.br/como-saber-se-a-hora-de-revisar-chegou/