Dicas de como economizar combustível

 

Até a data desta publicação, o valor da gasolina já havia avançado pela oitava semana consecutiva, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Verdadeiras altas que tem feito o motorista pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem. 

No entanto, precisamos do veículo para trabalhar e realizar várias outras tarefas do dia, como levar as crianças para a escola, a sogra na consulta médica. E quem vive essencialmente do trabalho no carro, sente o peso dessa conta ainda mais. 

Para equilibrar essa conta, o Técnico Master Fiat Portovel, Issac dos Santos, compartilhou algumas dicas que podem ser tranquilamente aplicadas na hora de dirigir para economizar combustível. 

De acordo com o Técnico Master, a manutenção do veículo em dia é primordial.
O carro revisado, com todas as peças em bom estado de funcionamento contribui, em pelo menos, 70% na economia de combustível. Por isso é tão importante acompanhar o período adequado das revisões indicadas no manual do proprietário. 

Issac Santos pondera ressalta que dirigir fazendo a troca de marchas no tempo certo ajuda na economia do combustível. “Uma boa estratégia para executar a substituição de maneira ideal e econômica é observando o conta-giros do veículo. De modo geral, o conta-giros vai dos numerais 1 ao 8 e cada motor tem uma indicação de rotação ideal de desempenho e consumo no manual do proprietário. Logo, se o motorista dirigir de olho no conta-giros e conservar a rotação do motor na área do torque adequado indicado no manual, o carro terá bom desempenho e claro, economia de combustível.”

Evite o ponto morto
Essa todo mundo sabe, porém, muitos motoristas ainda se aventuram nessa prática que, além de colocar em risco a segurança de todos, ainda fragiliza o sistema de freio do carro. No fim, é algo que não contribui com a economia de combustível. O que gera economia nesse exemplo é a manutenção da marcha mais alta e mantê-la constante. 

 

A direção prudente ajuda na economia de combustível.
A vida real no trânsito é bem diferente da vida nas corridas de vídeo game. “Além de ser muito arriscado, pisar no acelerador como se estivesse em uma competição vai aumentar o consumo de combustível sem dúvida. Portanto, evite manobras como possam exigir mais do veículo, como ultrapassagens arriscadas ou grandes arrancadas, por exemplo.”  Detalhou Issac Santos  

Carro revisado contribui para a economia de combustível

Calibragem regular dos pneus.
Essa é a dica mais comum quando o assunto é a economia de combustível. No entanto, a disciplina para manter a calibragem ideal dos pneus fica a desejar por parte dos motoristas. “Pneus murchos têm mais atrito com o solo e pode aumentar o consumo de combustível em até 3% do que é praticado. E essa conta no mês faz diferença no orçamento. É  fundamental que a calibragem seja feita a partir das indicações contidas no manual do veículo.” Explicou.  

 

Evite dirigir levando além do peso indicado no manual do proprietário.
O excesso de peso no porta-malas ou na caçamba tem relação com o aumento de consumo, principalmente, em períodos longos de viagem. Esse peso excedente vai exigir mais do veículo durante o trajeto e claro, pode pesar no seu bolso e antecipar um novo abastecimento . 

 

Mudanças na rotina ajudam na economia de combustível.
Que tal pensar na reorganização da rotina diária? Planejar as saídas com horário das crianças irem para a escola pode ser uma boa alternativa. Sair de casa mais cedo, reduz o tempo do carro ligado no trânsito engarrafado. Outra dica é convidar o vizinho ou outros moradores de casa para dividirem a carona para o trabalho durante a semana. O abastecimento programado semanal ou mensal é outra sugestão para garantir o combustível com economia, bem como, o consumo mais regulado e correspondente aos afazeres do dia a dia.  

 

Anotou todas dicas? Agora é praticar e fazer as contas no fim de mês. 

 

QUERO AGENDAR UMA REVISÃO

Publicado originalmente em: https://www.portovel.com.br/dicas-de-como-economizar-combustivel/